Cuiabá/MT/Brasil
O MINISTÉRIO DO PASTOR JUVENAL F. DO CARMO

O Pastor Juvenal Francisco do Carmo nasceu na Cidade de Barreiras no Estado da Bahia em 9 de julho de 1947 sendo Filho de José Francisco do Carmo e Maria da Cruz dos Santos. Juvenal era o filho mais velho, vivia uma vida simples sem muito comodismo tendo uma infância muito difícil, pois aos nove anos de idade seus pais se separaram. Morou e trabalhou na roça com seu pai até seu quatorze anos, quando o deixou e foi sozinho em um caminhão Pau de Arara para Goiânia no Estado de Goiás tentar novas oportunidades. Arrumou emprego na Cidade de Goiânia e trouxe seus irmãos, nos quais ainda vivem ali até hoje, sendo dois deles vivos, Valdemir José dos Santos e Manuel Messias dos Santos, e dois que já faleceram, Isabel dos Santos e João Batista do Carmo.

Conheceu neste local a Mensagem de William Branham e em 3 de agosto de 1968 foi batizado. Antes de ser consagrado a pastor, foi evangelista durante 5 anos ao lado do Pastor Joaquim Gonçalves participando do movimento Meninos do Joaquim que levavam a mensagem pela cidade goiana com o tema Mocidade Fé Para Vencer. Nesse tempo ele conheceu a irmã Maria de Lourdes da Silva filha de José Cordeiro da Silva e, em 15 de setembro de 1973 se casaram. Nesse dia, o pastor Joaquim Gonçalves Silva o consagrou a pastor durante a cerimônia de casamento. Após o casamento mudou-se para cidade de Trindade a uma distância de 27 km de Goiânia, onde já dava assistência como evangelista vindo a pastorear a igreja local por oito anos. Durante este tempo, nasceram os seus três filhos nesta ordem, Silas Francisco do Carmo, Paulo Francisco do Carmo e Lourdes Júnia Carmo.

É relatado por muitos e pelo próprio pastor que Deus abençoou seu ministério com muitas curas divinas, começando com os testemunhos da igreja e em sua própria família. Como exemplo da irmã Cianir e da irmã Joaquina que foram curadas de câncer. Com seis meses de idade, seu filho Silas foi diagnosticado com anemia, permanecendo internado no hospital por período indeterminado. Então o pastor sentiu-se o desejo de tirá-lo de lá, mesmo sem ter recebido alta médica, assinando um termo de responsabilidade com o hospital. Seu filho não teve a necessidade de retornar ao tratamento, pois o Senhor Jesus Cristo o curou. Hoje auxilia o ministério do seu pai juntamente com sua família, sendo músico e motorista, ajudando na locomoção do pastor e demais atividades.

No nascimento de seu segundo filho, Paulo, sua esposa Lourdes sofreu de uma Eclâmpsia, uma condição rara, mas grave, que provoca convulsões durante a gravidez. O médico disse que ela não resistiria, mas com o resultado de muitas orações novamente o Senhor Jesus Cristo operou em sua família, curando-a. Atualmente o Pastor Paulo Francisco do Carmo pastoreia a cidade de Rondonópolis no Estado de Mato Grosso e proximidades, com a ajuda de sua esposa e filho.

O Senhor ainda tinha um propósito na vida da sua filha Lourdes Júnia, pois hoje ela acompanha seu esposo, o Pastor Rui Ricardo Mota, em seu ministério com suas duas filhas. Em 1980, saiu de trindade interior de Goiás, deixando uma congregação com muito pesar e vindo com sua família para morar em uma cidade desconhecida, Cuiabá Mato Grosso. Iniciando seu ministério na região até os dias de hoje, vencendo todas as barreiras que surgiram em seu caminho. Os cultos eram realizados em uma pequena congregação de tábua situada na Avenida Miguel Marcondes no Bairro Cristo Rei. Mas, com o passar do tempo, o espaço foi ficando pequeno e por ser alugado, não mais satisfazia.

Em 1992, Deus concedeu um lote na Av. Ary Paes Barreto, aonde veio a ser construída a igreja com muitas lutas e dificuldades. Os anos se passaram e o Pastor Juvenal viu a necessidade de adquirir um novo local, uma vez que, o espaço já não atendia mais. Deus colocou em seu coração o desejo de adquirir um lote no bairro central na capital Cuiabá. Com 10 anos de oração, comprou o lote situado no Bairro Dom Aquino, região nobre e de fácil acesso de Cuiabá. No decorrer desta construção apareceram muitas dificuldades, mas Deus por sua rica misericórdia ajudou o pastor e nunca o desamparou, dando condições para prosseguir a construção com a ajuda dos irmãos. Depois do Tabernáculo construído, o Pastor Juvenal teve mais uma batalha a enfrentar, a compra de um lote do lado da igreja. Foram 6 anos, e mesmo assim, a dona do lote não queria vendê-lo para igreja. Então o Pastor fez um propósito com Deus ficando em vigília de oração de sábado para domingo por 3 anos e meio. Por fim, em 2011 ela o vendeu. No ano de 2013, com a colaboração dos irmãos, teve início à construção 3 andares e 1 térreo, onde fica a residência do zelador. No primeiro andar localiza-se a cozinha, o refeitório, ambiente de eventos, banheiros, estacionamento e escritório pastoral; no segundo andar estão as salas de reuniões e vídeo, e dormitórios; e no terceiro andar superior a casa pastoral.

O pastor Juvenal é conhecido em muitas regiões de Mato Grosso, Centro-Oeste e até nacionalmente. Pastoreou e construiu muitas igrejas, consagrou vários pastores. Entre as cidades que já passou e deu assistência, as principais foram: Trindade, Sinop, Peixoto do Azevedo, Alta Floresta, Sorriso, Rondonópolis, Ponto e Lacerda, Cáceres, Auto Araguaia, Juína, Nova Mutum, Sapezal.

Tudo pela Honra e Glória do Senhor Jesus Cristo. Mesmo quase sem poder, nunca parou de lutar, o que não pode fazer sozinho na batalha, pede alguém para lhe ajudar, jamais pensa em desistir, pois trabalha com prazer, sofre como um bom soldado, mesmo estando já cansado, quer lutar ate morrer.

TENDO POR CERTO ISTO MESMO:
QUE AQUELE QUE EM VOS COMEÇOU A BOA OBRA
APERFEIÇOARÁ ATÉ AO DIA DE JESUS CRISTO. (FILIPENSES 1:6)

 
 
© 2017 - A Voz do Sinal - Direitos Reservados
Rua Pimenta Bueno Nº. 1113 Dom Aquino Cuiabá/MT
CEP 78.115-000 / (65) 3322-0423 / igreja@avozdosinal.org.br